quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dicas: de bike para o trabalho.

No mundo perfeito, que existe apenas na minha cabeça, ninguém deveria ter que trabalhar. Como esse não é o caso (ainda?), seria muito bacana se todo mundo conseguisse aproveitar para fazer do trajeto entre sua casa e o trabalho, um momento de prazer antes do confinamento laboral. A bicicleta pode ser uma ótima ferramenta pra isso.

Então, aí vão algumas dicas para você pedalar para o trabalho e ter a cada dia cada vez mais momentos agradáveis.
---
  • Leve uma camiseta limpa na mochila, para se trocar quando chegar ao destino. É por isso que os ciclistas costumam usar mochilas…
  • Limpe as axilas com lenços umedecidos.
  • Se o capacete estraga seu cabelo, use uma bandana.
  • Se você não quer chegar de capacete e suado no destino, pare em algum lugar antes para se trocar no banheiro.

Eu ainda acrescento o seguinte:

  • Banho: Se possível, tome um banho *antes* de pedalar. Ajuda a não ficar com odor ao suar.
  • Antitranspirante: Use sempre um desodorante antitranspirante, antes e depois da pedalada.
  • Axilas: Se você conseguir lavar as axilas numa pia de banheiro, melhor ainda (seque a pia depois). Senão, limpe com o lenço umedecido, depois seque e passe o antitranspirante.
  • Cabelos: Se você tem cabelos bem curtos, pode lavá-los na pia também. Nem precisa xampú, água em abundância já resolve. A garrafinha de água quebra um galhão nessa hora: coloque a cabeça em cima da pia e jogue a água por cima.
  • Playground: Limpe também a área genital com os lenços umedecidos.
  • Toalha: Leve uma toalha de rosto. Seque com ela o que você tiver lavado (rosto, axilas, cabelo) e depois use a toalha úmida para limpar o resto do corpo.
  • Roupas: Leve na mochila uma muda de roupa completa e se troque no banheiro. É importante levar principalmente outra roupa íntima e outro par de meias.
  • Bermuda: Recomendo pedalar de bermuda, para não sujar a calça na corrente ou nos raios das rodas, mas se o tempo não permitir isso, você pode prendê-la junto à perna com velcro ou enrolar a barra para cima até o joelho.
  • Sacolas: Leve sacolas plásticas para embalar a roupa suja. Leve a roupa limpa também dentro de uma sacola plástica, assim se chover no meio do caminho, a roupa limpa continuará seca.
  • Roupa social: Precisa levar uma camisa que amassa? Dobre-a e coloque dentro de uma daquelas pastas plásticas mais altas, que se usa em escritórios. Coloque a pasta na mochila ou, se sua bike tiver, no bagageiro. Algumas lojas usam um truque que é dobrar a camisa em volta de um pedaço de papel cartão ou papelão, colocando também uma tira de papel cartão debaixo da dobra do colarinho. Uma calça social pode ir dentro dessa mesma pasta, debaixo da camisa. O paletó pode ficar na empresa…
  • Perfume: Você pode passar um perfume depois de se limpar, mas não exagere para não ficarem achando que você se encheu de perfume para esconder algum cheiro de suor (você não vai ficar com cheiro de suor se tiver usado um antitranspirante - os de roll-on tem um efeito bom).
Essas dicas podem ser encontradas num bacana blog de Dicas para o Ciclista Urbano e foram enviadas pelo Igor. O Denir também enviou um guia bastante completo chamado De Bicicleta para o Trabalho, feito pelo pessoal do Transporte Ativo e do Mountain Bike BH. Aproveitem pra comentar com outras dicas também. =)

3 comentários:

  1. Olá pessoal da bicicletada, vou de bike pro trabalho já tem algum tempo e vou colocar minha experiência:

    - Meu trajeto diário é de 6 kms, moro na asa sul e trabalho na esplanada.

    - Levo na mochila um conjunto de roupa limpa, sabonete, shampoo e toalha. Tomo banho ao chegar no vestiário que tem no meu trabalho e troco de roupa.

    - A mochila vai em uma garupa que mandei instalar na bicicleta. Na chuva a mochila é ensacada em um saco plástico para não molhar seu interior.

    - A roupa da pedalada infelizmente fica isolada na mochila, mas o ideal é ter um local para deixar a roupa e a toalha estendidas.

    - É imprescindível ter paralamas nas rodas. O pior da chuva é a água suja que vem de baixo e vai diretamente no seu rosto e nas costas. Um protetor de correntes também é recomendado.

    - Se estiver chovendo na ida, eu vou de carro. Na volta não tem problema chegar em casa todo molhado.

    Fizemos os cálculos aqui, eu e meus amigos já conseguimos pedalar 4.936 kms vindo ao trabalho de bike. O problema maior de todos ainda é a chuva. Pelo menos aqui em Brasília tem um grande período sem chuvas.

    ResponderExcluir
  2. A partir de segunda próxima vou começar a ir de bike pro trabalho, o percurso é de 5km. O problema é que a empresa em que trabalho não disponibiliza estrutura de vestiário..

    ResponderExcluir
  3. Ja adotei a bike como meio de transporte desde o inicio do ano, nao tive problema algum em relacao a locomocao, pois a cidade oferece ciclovia, o trabalho tambem tem vestiario com armarios e chuveiros para a galera, entao so foi montar na bike e aproveitar o dia a dia, bom quanto a chuva, isso virou um detalhe pois alem de refrescar ajuda a desistressar....nota 10 para prefeitura de santos.
    O percurso diario e de 10 km, com direito ao visual da praia todo dia.
    Boa sorte para todos
    Nelson - prof Educacao Fisica.
    Santos - Sao Paulo

    ResponderExcluir