terça-feira, 2 de junho de 2009

Bicicletada no Jornal Campus.

A Bicicletada e a inauguração da praça das bicicletas sairam no jornal Campus online, da UnB. confira abaixo, ou no link: http://www.fac.unb.br/campusonline/

---
Pra todo mundo


A inauguração da Praça das Bicicletas, na última sexta-feira, encheu de significado o espaço vazio bem no centro de Brasília


4_bicicletada


“Alô alô, bicicleteiros! A partir de hoje, oficialmente – mas não burocraticamente –, está inaugurada a Praça das Bicicletas.” Assim começou a noite em que o amplo espaço de concreto entre a Biblioteca Nacional e o Museu da República ganhou um nome e um sentido de convivência e integração mais humano.2_bicicletada

Toda última sexta-feira do mês, o local é ponto de encontro dos participantes da Bicicletada. O evento reúne ciclistas interessados em reivindicar seu espaço nas ruas, o reconhecimento das bicicletas como meio de transporte na malha de trânsito, e condições favoráveis para a prática do ciclismo com segurança.

“A ideia é criar um espaço de referência pra um grupo de pessoas que tentam meios alternativos no trânsito e não conseguem”. Segundo Artur Sinimbu, ex-estudante de Ciência Política e cicloativista, andar de bicicleta em Brasília é um desafio diário. “O desafio de pedalar numa cidade construída para carros”.

Apesar do clima descontraído, não se trata de um simples passeio ciclístico. A força política do evento fica estampada no perfil da maioria dos presentes. O jornalista Pedro Poney participa ativamente da organização das bicicletadas, e afirma que até a palavra organização, aí, pode soar equivocada: “a gente brinca falando que isso aqui é uma coincidência organizada”.

Origem

A “coincidência organizada” tem uma amplitude maior do que se pode imaginar. A inspiração veio de São Francisco, nos Estados Unidos, onde movimentos em prol de uma vida sem automóvel acontecem desde 1992 e são chamados de Critical Mass. No Brasil, as iniciativas ganharam o nome de Bicicletada e acontecem, simultaneamente, em diversas cidades de quase 21 estados.

Em meio à pluralidade que a Bicicletada adquire – resultado das características do movimento em cada cidade onde acontece –, uma noção é comum a todos esses lugares: a crítica à sociedade do automóvel e a todos os problemas que dela decorrem. São evidentes os prejuízos à qualidade de vida que uma rotina diária em engarrafamentos, estacionamentos sem vaga e poluição podem causar.

Outra caracterís3_bicicletadatica comum da Bicicletada nas diferentes cidades é que não há líderes ou estatuto, possibilitando a participação de todos os tipos de gente. Uns são mais ligados a razões ambientais, outros à prática de atividade física, outros movidos pela consciência política. Motivações variadas, interesse igual. Segundo Pedro Poney, “o que é caótico pra umas pessoas, é uma experiência inspiradora pra outras”.

Além de chamar a atenção para os aspectos alarmantes do trânsito em Brasília, a inauguração da Praça das Bicicletas foi um ato simbólico também por promover a ocupação do espaço público numa cidade tão pouco convidativa à interação entre as pessoas fora de limites privados. Entre apitos, balões coloridos e muitas bicicletas, após a fixação da placa nomeando a Praça, os participantes saíram a pedalar. Todos celebrando o dia em que, andando em grupo, os ciclistas tomam a pista e impõem um novo ritmo aos automóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário