terça-feira, 7 de julho de 2009

rumo ao colapso...

TRÂNSITO CAÓTICO
Carros para todo lado

Mais engarrafamentos à vista: em um ano, o Distrito Federal terá a quarta maior frota de veículos do Brasil

Adriana Bernardes
Helena Mader
Leilane Menezes

Vias cada vez mais congestionadas, vagas escassas e motoristas brasilienses com os nervos à flor da pele. A cidade que nasceu planejada e tem na imensidão das avenidas um convite para o automóvel, se vê às voltas com o caos no trânsito. Os problemas resultam de uma combinação complicada: aumento vertiginoso da frota e transporte público incapaz de reduzir a demanda pelo carro. Nos próximos meses, Brasília baterá a marca de 1,1 milhão de veículos nas ruas, e em junho de 2010, vai superar Curitiba em total de carros. Será a quarta colocada entre as cinco capitais com a maior quantidade de veículos. Também pertencem ao grupo Belo Horizonte, Rio de Janeiro e a campeã São Paulo (veja quadro na página 24).

O inchaço no trânsito toma o tempo e altera a rotina da população, ainda mais às segundas e sextas-feiras, quando o fluxo de veículos aumenta em cerca de 40%. Há cinco anos, o funcionário público Pedro Pinheiro Filho, 54 anos, saía de casa, em Sobradinho, às 7h e às 8h já estava no trabalho, na Câmara dos Deputados. Hoje, ele demora quase uma hora a mais para chegar ao mesmo destino. “Levanto às 5h todo dia. Às 6h30, tenho de pegar a estrada, caso contrário, entro no horário de pico e chego muito atrasado, quase às 9h”, conta. As idas ao Setor Bancário Sul são frequentes e os problemas também: “Não tem vaga de estacionamento. Ou paro na calçada ou carrego o carro na cabeça”.

Mantido o quadro atual, a situação tende a piorar. Atualmente, a capital federal ocupa a quinta posição no ranking, com 1.086.015 veículos (número atualizado em maio). O Correio fez uma projeção do crescimento da frota das cinco capitais até 2020. Com base no percentual de aumento registrado no último ano, e mantidas as condições atuais, em 11 anos Brasília terá 2.584.248 veículos em circulação. Será a terceira capital em número de carros, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Projetos
O secretário de Transportes, Alberto Fraga, reconhece o problema e garante que o aumento da frota é uma grande preocupação para o governo. “O futuro do trânsito de Brasília é tenebroso, mas o governo está atento à necessidade de intervenções para evitar esse caos. Com o Brasília Integrada, vamos retirar pelo menos 30% da frota de carros das ruas.”

A aposta do governo para deter o caos no trânsito é melhorar o sistema de transporte público, com a criação de faixas exclusivas para ônibus, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a ampliação das linhas de metrô e a construção de novos terminais rodoviários.

Fraga chegou recentemente de uma visita à Europa com o governador José Roberto Arruda — na França, a comitiva do GDF conheceu sistemas de transportes como o VLT. O secretário considera os veículos leves sobre trilhos uma excelente saída para os problemas do trânsito. “No Eixo Monumental e na Esplanada dos Ministérios, por exemplo, o VLT poderia substituir uma enorme quantidade de veículos. A frota está crescendo com muita rapidez e o governo tem que reagir a isso”, finaliza.

2 comentários:

  1. Bom que as reações do governo estão sendo no sentido de melhorar o transporte público ao invés de aumentar as vias e construir viadutos. Que eles consigam o que pretendem.

    ResponderExcluir
  2. eu não estou tão confiante nessas boas intenções não.

    ResponderExcluir