terça-feira, 18 de agosto de 2009

Uso da bicicleta – I

Tenho que carregar peso. De bicicleta, não dá...
Texto e fotos: Uirá Lourenço
Em tempos de sedentarismo e comodidade máxima, uma das desculpas para não pedalar é a necessidade de carregar peso. “Vou de carro ao supermercado, pois preciso trazer as compras” seria um comentário perfeitamente aceitável em cidades com alta dependência do automóvel, mesmo que o supermercado estivesse logo ali, a 500 metros.
Mas a bicicleta pode, perfeitamente, ser uma aliada também na hora das compras. Bagageiro, cestinha, mochila, extensores elásticos e um pouco de criatividade tornam a magrela um meio de transporte de carga versátil, com capacidade para transportar muitos quilos.
Como de costume, vou ao supermercado com a minha cargueira adaptada: uma bicicleta simples, com quadro de aço e câmbio de 18 marchas, adaptada para o transporte de carga e de passageiros. Em junho deste ano, bati meu recorde de quilos carregados: entre os 32 tipos de produto comprados, estavam seis quilos de arroz, três pacotes de fralda, batata, laranja, cenoura, charque, trigo, açúcar e duas caixas de suco.
A distância de casa ao supermercado é de cerca de três quilômetros e o trajeto foi percorrido sem dificuldade. À noite, foi ainda mais tranquilo levar as compras.
Para contribuir ainda mais com o meio ambiente, as poucas sacolas que utilizo para transportar os produtos comprados são reutilizadas. Eu as levo de casa. Aliás, nesse supermercado do final da Asa Norte, o uso irracional de sacolas plásticas já foi abolido. O cliente tem que pagar, caso queira utilizá-las.
Que tal tirar a poeira da bicicleta e ir às compras? Eis uma boa alternativa de economizar na academia de ginástica e no posto de combustível, e ainda praticar atividade física.

Do carrinho...

... para a bicicleta


A nota fiscal comprova: R$167 de compras transportadas na bicicleta

Confira, abaixo, mais alguns exemplos da viabilidade de se transportar carga na bicicleta:



7 comentários:

  1. Oi Uirá, aqui pra estas bandas é razoavelmente comum usar alforjes (acho que é esse o nome oficial em português daquelas as bolsas laterais no bagageiro, se tiver errado me corrijam). Eu tenho um que uma amiga comprou pra mim na Holanda, e vou te falar... é a melhor coisa que existe pra carregar as compras da semana na bike! Cabe tanta coisa ali que eu nunca imaginaria vendo a bolsinha vazia :) Adoraria ter onde comprar alforjes bonitinhos (estilo Basil, http://www.basil.nl/gb/assortment/), não aqueles grandes de cicloturismo, em algum lugar no Brasil... :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Uirá, parabéns!
    Depois de muitos dias em silêncio, o blog volta com um ótimo artigo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do lance de vc reaproveitar as sacolas plásticas. Vou fazer o mesmo, embora eu sempre leve uma de pano, as vzs acabo trazendo uma ou outra de plástico.
    Qto a ir de bike, vou mesmo é a pé. Gosto de caminhar nas manhãs de sábado qdo faço as compras da semana ;)

    ResponderExcluir
  4. Só não entendi a do colchão... hehe

    ResponderExcluir
  5. Excelente postada, Uirá!! Adorei as fotos! Quanto à opção da Fernanda por caminhar, tá excelente também! No fim das contas, a a grande a maior vantagem da bicicleta em relação ao carro é a maior facilidade de conviver com caminhantes ou pedestres. A cicleterios e cicleteiras que não conseguem conviver com pedestres na maior das pazes, é melhor buscarem outro argumento que não a sustentabilidade e a organização (justa e) humana das cidades.

    !!!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa!! Eu acho que não tenho equilíbrio pra carregar tanta coisa assim, mas como trabalho pertinho do supermercado, passo lá quase todo dia e vou fazendo o trabalho de formiguinha, carregando de pouquinho em pouquinho! É com iniciativas como essa que as "nossas desculpas" vão sendo desmontadas também de pouco em pouco! Parabéns pela postagem e pela sugestão!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, aqui em casa eu separo o lixo, e tb estava levando sacolas "ecológicas" para não usar saco plástico do supermercado. Mas me digam uma coisa, como vc´s empacotam o lixo de casa?

    ResponderExcluir