quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Nessa sexta, como todas as últimas sextas do mês, colocaremos as bicicletas nas ruas e lançaremos o mais alto possível nossas vozes em mais uma Bicicletada/Massa Crítica. Queremos retomar as ruas para assim retomar um pouco nossas vidas. Exaltamos a liberdade de transitar sem ter que consumir. Não aguentamos mais essa cidade que segrega em forma de eixos pavimentados para máquinas e a sua lógica de hierarquização absoluta do cotidiano.

Dessa vez, trata-se de uma Bicicleta especial, a favor da demarcação definitiva do Santuário dos Pajés em Brasília, em nome do sagrado convívio com a diferença e sobretudo uma cultura que se compreende a partir do equilíbrio com o entorno social e natural. Que privilegie as relações humanas diretas, e não as mediadas por hierarquias ou dinheiro.

É também uma Massa contra a especulação imobiliária que tal como o atual modelo de transporte deforma a cidade e as(os) cidadã(o)s, e de denúncia da devastação ambiental do novo bairro milionário mal-disfarçado de verde.

Nossas bicicletas dizem não ao Noroeste e às fortalezas móveis(?) e imóveis.

Então anota aí: nessa sexta, 27, 18h, na praça das bicicletas, ao lado da rodoviária.
Mais cerrado, menos concreto.
Mais bicicletas, menos carros.


---
O que é a Bicicletada?

A Bicicletada é um movimento que existe no Brasil desde 2002, inspirado pelos encontros de Massa Crítica que acontecem em mais de 200 cidades ao redor do planeta. Sempre na última sexta-feira de cada mês, usuários de veículos não-motorizados se encontram para celebrar o transporte inteligente, reivindicar seu espaço nas ruas e o direito de andar com tranquilidade pelas cidades.

A Bicicletada nada mais é do que um espaço de visibilidade, encontro e festa; uma iniciativa horizontal, sem líderes e aberta a todos os cidadãos. A cada mês, no meio das buzinas e da fumaça, esta celebração permite a troca de idéias, a articulação de projetos e a ação direta em busca de uma cidade melhor, onde todos tenham direito de ir e vir com tranqüilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário