quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pedal do Silêncio 2010



Todos os anos, cerca de 1500 ciclistas morrem nas ruas e rodovias brasileiras. São mais de 3 ciclistas por dia, vítimas de um trânsito hostil, violento, dominado pelos veículos automotivos, mesmo sendo a bicicleta o meio de transporte mais sustentável já inventado, portanto merecedor de respeito e consideração.

As ruas do Distrito Federal refletem a mesma triste estatística, segundo dados do DETRAN/DF nos últimos 14 anos foram 769 ciclistas mortos, o que nos dá uma média de 1,14 ciclista morto por semana, ou seja, durante 14 anos consecutivos a média é a mesma e nada se faz a respeito.

O Pedal do Silêncio, é um passeio ciclístico em homenagem a todas as pessoas mortas em acidentes de trânsito enquanto andavam de bicicleta.

O movimento, que teve sua primeira edição na cidade americana de Dallas em 16/05/2003, em homenagem ao ciclista de endurance Larry Schwartz, morto em um acidente com um ônibus meses antes, prevê um passeio silencioso por alguns quilômetros na cidade, com os ciclistas trajando uma camiseta branca e uma faixa preta em algum dos braços. A história e o propósito do evento estão em:

www.rideofsilence.org


Essa será a 8ª edição do evento que acontece simultaneamente em diversas cidades do planeta. No Brasil, o Pedal do Silêncio já acontece em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília.

No próximo dia 20 de Maio, acontecerá a 2° edição deste evento pacífico aqui na Capital Federal.
A concentração é a partir das 19h e a pedalada as 19:30h.
O local é a Praça das Bicicletas, no cimentão do Museu Nacional.




Pedalando em velocidades de no máximo 20 km/h, os ciclistas usarão camisetas brancas com uma faixa preta amarrada em um dos braços, sem esquecer o capacete.

(O uso do capacete não é obrigatório, mas aconselhado)


BRASÍLIA
Horário: 19:30 (Concentração a partir das 19:00)
Local: Praça das Bicicletas - No cimentão do Museu Nacional - ao lado da Catedral.

2 comentários:

  1. Valeu pelo post. Vou divulgar e já adicionei o blog de vocês ao meu. Um abraço.
    Adolpho Fuíca
    www.adolphofuica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá pedalar pela paz!
    Brasília precisa de mais bicicletas, menos pistas, menor velocidade e maior humanidade.

    ResponderExcluir