quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Expresso Turístico faz primeira viagem com vagão bicicletário

O Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fez a primeira viagem com o vagão bicicletário na manhã de domingo (26/09). A composição saiu de São Paulo e chegou a Mogi das Cruzes às 10 horas, com um grupo de cicloturistas e o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, que acompanhou o grupo. Na chegada à cidade, todos foram recebidos pelo prefeito Marco Bertaiolli.

“É claro que Mogi das Cruzes não possui a característica de ser uma cidade onde as pessoas passam uma semana de férias, mas, por outro lado, o turismo de um dia tem ótimas atrações e o fato de a cidade ficar a 50 quilômetros de São Paulo estimula os paulistanos a conhecerem as nossas atrações turísticas”, disse o prefeito, ao lado do chefe-adjunto de Governo, Marcus Mello, e dos secretários Eli Nepomuceno (Segurança) e Marinês Piva (Assistência Social).

O novo vagão tem espaço para acondicionar 50 bicicletas, que são colocadas em uma estrutura especial, garantindo a segurança do equipamento. As viagens regulares, a cada 15 dias, começarão em outubro e terão custo de R$ 28, além de uma taxa para o transporte das bicicletas.

Chegando a Mogi das Cruzes, o cicloturista receberá um mapa da cidade e terá a opção de passear pelos principais pontos turísticos do município ou participar de uma trilha pela Serra do Itapeti. No primeiro roteiro já definido, o ciclista, após tomar um café da manhã no clube Vila Santista, iniciará o passeio pela estrada Cruz do Século, que o levará ao Parque Municipal Natural “Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo”. No parque, serão apresentadas informações sobre o local e haverá uma trilha em meio à natureza. Após este passeio, os participantes voltarão ao ponto de apoio para banho, lavagem das bicicletas e almoço.

“Este é o primeiro roteiro que já está definido. Agora, estamos desenvolvendo outros três passeios com trilhas leves, médias e avançadas, que serão implantados em breve para oferecer ainda mais opções para os nossos turistas”, explicou o coordenador de Turismo da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Fábio Barbosa.

Outra novidade é a instalação de bicicletários próximo a pontos turísticos da região central, como o Theatro Vasques, o Parque Centenário, o Museu Guiomar Pinheiro Franco e a praça Oswaldo Cruz.

O trajeto Luz – Mogi das Cruzes do Expresso Turístico foi criado pela CPTM em junho de 2009 e desde então oferece três opções de roteiros para o turista: o centro histórico, o orquidário oriental e o Parque das Neblinas. Em pouco mais de um ano, mais de 3.500 pessoas já participaram das viagens.

Mais informações sobre os passeios do Vagão Bicicletário do Expresso Turístico podem ser obtidas pelos telefones 4798-5078 e 4726-9920. (MAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário